Volume

1

Periodicidade:

Semestral

ano de edição

2021

Sobre a revista

 É com satisfação que apresentamos o primeiro número da Revista DOMO – um periódico eletrônico de publicação semestral, idealizada pelo médico Dr. Fabio Fully, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Iguaçu, Campus V, Itaperuna – RJ, que tem por missão promover estudos e ações delineados por meio de pesquisas inéditas realizadas no campo das ciências médicas, incluindo a área de conhecimento de educação em saúde – bem como difundir o conhecimento e assistir à produção científica. 

O corpo editorial e a equipe de avaliadores da Revista DOMO é formado por uma equipe de profissionais multidisciplinares. A revista é uma importante ferramenta de comunicação que visa estimular a publicação de trabalhos provenientes das mais diversas fontes, proporcionando acesso livre aos seus conteúdos e, sobretudo, disponibilizando e democratizando o conhecimento científico aos leitores.

Estamos aptos a sugestões que venham contribuir para o crescimento da revista. Ademais, agradecemos o apoio dos autores que de forma muito gentil confiaram seus trabalhos à nossa equipe. Sem vocês nada disto teria sido possível.  Tenham, enfim, uma boa leitura!

Processo de avaliação

 A avaliação por pares é um momento imprescindível no julgamento de manuscritos científicos. Trata-se de um processo sistemático de avaliação constituído por dois revisores que aprovisionam um parecer acerca de um determinado artigo. A revisão por pares envolve a participação de especialistas na temática da área, reunindo graduados, mestres e doutores, que avaliam a qualidade técnica e funcional da obra antes de sua publicação. 

O processo de avaliação dos artigos assegura que as obras disponibilizadas ao leitor sejam de qualidade e protegida de subjetividade. Ademais, a avaliação às cegas garante que os avaliadores recebam o artigo sem as informações autorais, tendo assim uma estimativa segura e sem distinção, independente da formação acadêmica dos autores, assegurando a legitimidade e confiabilidade do processo de avaliação da revista científica. 

A revista DOMO é amparada pela necessidade de assegurar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento constante dos manuscritos, levando em consideração a imparcialidade, rotatividade e controle dos avaliadores. Destarte, o processo de avaliação segue os seguintes critérios: 

a) Construção e difusão do conhecimento; 

b) Contextualização da situação‐problema bem como a vinculação entre os objetivos, a justificativa e a hipótese; 

c) Análise da metodologia do trabalho, verificando se está coerente e adequada com o que foi pretendido no estudo;

d) Adequação dos resultados descritos em consonância com o que foi coletado e informado na metodologia;

e) Análise de gráficos e tabelas e a redundância de informações sobre os achados do estudo;

f) Análise da contribuição do tema para o avanço da ciência e para a revista;

g) Análise da originalidade do artigo;

h) Análise da organização e normas de publicação;

i) Rastreamento de plágio;

j) Conferência de citação;

k) Conferência das referências.

Por meio dessas etapas e princípios, acredita-se que seja estabelecido um sistema de avaliação seguro, com garantia de qualidade e real contribuição para a construção do conhecimento.

Objetivos

 A proposta editorial da Revista DOMO é promover o conhecimento científico no campo da saúde, visando aperfeiçoar tanto as ações de atenção à saúde e qualidade de vida quanto as de natureza educacional. No que tange o alcance deste objetivo, especificamente pretende-se: Estimular a produção de novos saberes por meio da participação de alunos e professores da Graduação e Pós-graduação da Universidade Iguaçu (UNIG), Campus V, Itaperuna – RJ e pesquisadores vinculados a diferentes instituições de ensino; Ampliar o debate acadêmico-científico sob a ótica multi, inter e transdisciplinar; Publicar artigos de revisão, relatos de experiências, estudo de caso e resenhas referentes a assuntos vinculados ao campo da saúde pública, coletiva e as tecnologias e suas ferramentas e aplicações na saúde; Divulgar resultados de investigações inéditas, com elevado mérito científico, produzidas por pesquisadores de diferentes instituições; Socializar o conhecimento acadêmico-científico em consonância com a sociedade de forma a buscar benefícios à qualidade de vida e aprovisionar novas formas de refletir sobre as questões contemporâneas; Fomentar a qualidade de formação de alunos da Graduação e Pós-graduação; Promover o desenvolvimento de práticas éticas e ações disciplinares de pesquisa científica.

Declaração de ética

 Política contra plágio e más-condutas em pesquisa

 Em consonância com as diretrizes do COPE Committee on Publication Ethics, que visam incentivar a identificação de plágio, possíveis violações de ética e abertura de processos, apontamos as seguintes informações:

  1. Recomenda-se que os autores visitem o website do COPE https://publicationethics.org/ que contém subsídios para orientar autores e editores sobre a ética em pesquisa.
  2.  Antes da submissão de artigos, os autores devem verificar os seguintes passos:

a) Artigos que contenham dados ou análises de outras publicações, recomenda-se fazer referência de maneira clara;

b) Para os artigos que apresentam uma revisão crítica, sobretudo de cunho intelectual de outros autores, recomenda-se a devida cotação dos mesmos.

c) Recomenda-se que sejam incluídos na lista de autores apenas aqueles pesquisadores que se envolveram de forma efetiva em todas as fases da pesquisa e também da escrita do artigo.

d) Todos os autores devem atender as especificações de autoria inédita do artigo e nenhum deles poderá ser omitido da lista de autores.

e) No que se refere aos artigos que tratem de pesquisa envolvendo seres humanos, será exigido, nos termos das Resoluções 196/96 e 251/97 do Conselho Nacional de Saúde, parecer consubstanciado com aprovação por parte de Comissão ou Comitê de Ética da instituição na qual foi desenvolvida a pesquisa.

  3. Procedimentos:

a) A equipe editorial da revista realizará uma avaliação das obras quanto à forma e conteúdo textual, buscando identificar evidências de plágio, submissões duplicadas, obras já publicados e possíveis ludíbrios em pesquisa;

b) Com a obtenção dos resultados, competirá ao editor e conselho editorial autorizar o envio do manuscrito para o processo de revisão por pares;

c) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser reavaliados.