É com satisfação que apresentamos o primeiro número da Revista DOMO – um periódico eletrônico de publicação semestral, idealizada pelo médico Dr. Fabio Fully, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Iguaçu, Campus V, Itaperuna – RJ, que tem por missão promover estudos e ações delineados por meio de pesquisas inéditas realizadas no campo das ciências médicas, incluindo a área de conhecimento de educação em saúde – bem como difundir o conhecimento e assistir à produção científica.
O corpo editorial e a equipe de avaliadores da Revista DOMO é formado por uma equipe de profissionais multidisciplinares. A revista é uma importante ferramenta de comunicação que visa estimular a publicação de trabalhos provenientes das mais diversas fontes, proporcionando acesso livre aos seus conteúdos e, sobretudo, disponibilizando e democratizando o conhecimento científico aos leitores.
Estamos aptos a sugestões que venham contribuir para o crescimento da revista. Ademais, agradecemos o apoio dos autores que de forma muito gentil confiaram seus trabalhos à nossa equipe. Sem vocês nada disto teria sido possível. Tenham, enfim, uma boa leitura!
A avaliação por pares é um momento imprescindível no julgamento de manuscritos científicos. Trata-se de um processo sistemático de avaliação constituído por dois revisores que aprovisionam um parecer acerca de um determinado artigo. A revisão por pares envolve a participação de especialistas na temática da área, reunindo graduados, mestres e doutores, que avaliam a qualidade técnica e funcional da obra antes de sua publicação.
O processo de avaliação dos artigos assegura que as obras disponibilizadas ao leitor sejam de qualidade e protegida de subjetividade. Ademais, a avaliação às cegas garante que os avaliadores recebam o artigo sem as informações autorais, tendo assim uma estimativa segura e sem distinção, independente da formação acadêmica dos autores, assegurando a legitimidade e confiabilidade do processo de avaliação da revista científica.
A revista DOMO é amparada pela necessidade de assegurar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento constante dos manuscritos, levando em consideração a imparcialidade, rotatividade e controle dos avaliadores. Destarte, o processo de avaliação segue os seguintes critérios:
a) Construção e difusão do conhecimento;
b) Contextualização da situação‐problema bem como a vinculação entre os objetivos, a justificativa e a hipótese;
c) Análise da metodologia do trabalho, verificando se está coerente e adequada com o que foi pretendido no estudo;
d) Adequação dos resultados descritos em consonância com o que foi coletado e informado na metodologia;
e) Análise de gráficos e tabelas e a redundância de informações sobre os achados do estudo;
f) Análise da contribuição do tema para o avanço da ciência e para a revista;
g) Análise da originalidade do artigo;
h) Análise da organização e normas de publicação;
i) Rastreamento de plágio;
j) Conferência de citação;
k) Conferência das referências.
Por meio dessas etapas e princípios, acredita-se que seja estabelecido um sistema de avaliação seguro, com garantia de qualidade e real contribuição para a construção do conhecimento.
A proposta editorial da Revista DOMO é promover o conhecimento científico no campo da saúde, visando aperfeiçoar tanto as ações de atenção à saúde e qualidade de vida quanto as de natureza educacional. No que tange o alcance deste objetivo, especificamente pretende-se: Estimular a produção de novos saberes por meio da participação de alunos e professores da Graduação e Pós-graduação da Universidade Iguaçu (UNIG), Campus V, Itaperuna – RJ e pesquisadores vinculados a diferentes instituições de ensino; Ampliar o debate acadêmico-científico sob a ótica multi, inter e transdisciplinar; Publicar artigos de revisão, relatos de experiências, estudo de caso e resenhas referentes a assuntos vinculados ao campo da saúde pública, coletiva e as tecnologias e suas ferramentas e aplicações na saúde; Divulgar resultados de investigações inéditas, com elevado mérito científico, produzidas por pesquisadores de diferentes instituições; Socializar o conhecimento acadêmico-científico em consonância com a sociedade de forma a buscar benefícios à qualidade de vida e aprovisionar novas formas de refletir sobre as questões contemporâneas; Fomentar a qualidade de formação de alunos da Graduação e Pós-graduação; Promover o desenvolvimento de práticas éticas e ações disciplinares de pesquisa científica.
Política contra plágio e más-condutas em pesquisa
Em consonância com as diretrizes do COPE Committee on Publication Ethics, que visam incentivar a identificação de plágio, possíveis violações de ética e abertura de processos, apontamos as seguintes informações:
a) Artigos que contenham dados ou análises de outras publicações, recomenda-se fazer referência de maneira clara;
b) Para os artigos que apresentam uma revisão crítica, sobretudo de cunho intelectual de outros autores, recomenda-se a devida cotação dos mesmos.
c) Recomenda-se que sejam incluídos na lista de autores apenas aqueles pesquisadores que se envolveram de forma efetiva em todas as fases da pesquisa e também da escrita do artigo.
d) Todos os autores devem atender as especificações de autoria inédita do artigo e nenhum deles poderá ser omitido da lista de autores.
e) No que se refere aos artigos que tratem de pesquisa envolvendo seres humanos, será exigido, nos termos das Resoluções 196/96 e 251/97 do Conselho Nacional de Saúde, parecer consubstanciado com aprovação por parte de Comissão ou Comitê de Ética da instituição na qual foi desenvolvida a pesquisa.
3. Procedimentos:
a) A equipe editorial da revista realizará uma avaliação das obras quanto à forma e conteúdo textual, buscando identificar evidências de plágio, submissões duplicadas, obras já publicados e possíveis ludíbrios em pesquisa;
b) Com a obtenção dos resultados, competirá ao editor e conselho editorial autorizar o envio do manuscrito para o processo de revisão por pares;
c) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser reavaliados.
Leia nossa política de privacidade.
© 2021-2023 Todos os direitos reservados a DOMO ASSESSORIA PEDAGOGICA LTDA
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |